RSS
Fix_Left

Mestre Ezequiel

 Ezequiel Martins Marinho, Mestre Eziquiel da Bahia nasceu em São Gonçalo dos Campos, no dia 18 de outubro de 1941. Iniciou-se na Capoeira ainda cedo, mas foi somente na década de 60, levado por Sacy, aluno de Mestre Bimba, chegou ao Centro de Cultura Física Regional - CCFR - de onde não saiu mais, formando-se lenço azul do Mestre e um dos seus mais fiéis discípulos.
Foi por muito tempo da Polícia Militar Bahiana, onde iniciou sua carreira de Mestre de Capoeira ensinando no quartel dos dendenzeiros. Mais tarde, com a partida de Mestre Bimba para Goiânia (1972), assumiu, juntamente com Mestre Vermelho 27, a responsabilidade pela academia do antigo Mestre no Terreiro de Jesus (Salvador). Por fim, acabou por fundar seu próprio grupo, o Grupo Luanda, que funcionou até sua morte com sede no Cabula.

Como discípulo de Mestre Bimba é juntamente com Mestre Itapoan, um dos maiores responsáveis pela disseminação da filosofia e dos conhecimentos de seu Mestre e da Capoeira Regional pelo mundo da Capoeira. Em especial, no Grupo Capoeira Gerais, essa dupla foi fundamental no preparo de todas as formaturas.  Mestre Itapoan comandando a parte teórica e histórica da Regional, e Mestre Eziquiel preparando os esquetes dos jogos de Iuna, Benguela e São Bento Grande, como também, das sequencias e balões ensinados no CCFR.

A figura humilde, alegre e amiga de Mestre Eziquiel sempre foi uma porta aberta para qualquer pessoa interessada em aprender um pouco mais. No passado, a voz marcante, com um estilo único de interpretar, fez dele um dos maiores cantadores e compositores da Capoeira, enquanto, no presente, a saudade e o vazio deixados por sua partida o tornam uma das maiores presenças em nosso meio.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário