RSS
Fix_Left

Mestre João Pequeno

João Pereira do Santos nasceu no dia 27 de dezembro 1917 nasceu em Araci no interior da Bahia. Aos quinze anos fugiu da seca a pé, indo até Alagoinhas onde permaneceu dez anos e trabalhou na plantação de cana de açúcar como chamador de boi, então conheceu Juvêncio na Fazenda são Pedro, que era ferreiro e capoeirista, entrando em contato então com a arte da capoeira.
Aos 25 anos, mudou-se para Salvador, onde trabalhou como condutor de bondes e na construção civil como servente de pedreiro, chegando a ser mestre de obras. Foi na construção civil que conheceu Cândido que lhe apresentou o mestre Barbosa. Ele dava os treinos, juntava um grupo de amigos e nos finais de semana ia nas rodas de Cobrinha Verde. Inscreveu-se no Centro Esportivo de Capoeira Angola, que era uma congregação de capoeiristas coordenada pelo Mestre Pastinha.
Desde então, João Pereira passou a acompanhar o mestre Pastinha que logo lhe ofereceu o cargo de treinador. Algum tempo depois João Pereira tornou-se então João Pequeno.
Quando Pastinha estava no fim da vida, deixou sua academia para João Pequeno. Lá ele ensinou capoeira a todos os outros grandes capoeiristas que dali se originaram e mais tarde tornaram-se grandes Mestres.
Alem de ser de impressionar a todos que tem a oportunidade de vê-lo jogar com a sua excelentíssima capoeira e mandigagem, João Pequeno destaca-se como educador na capoeira, uma autoridade maior na capoeiragem de seu tempo, um referencial de luta e de vida em defesa da nobre arte afrodescendente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário