RSS
Fix_Left

Mestre Suassuna

“Eu venho de longe, venho de Itabuna...
... Jogo capoeira, meu nome é Suassuna...”
Mestre Suassuna

Reinaldo Ramos Suassuna, nascido no dia 16 de janeiro de 1938, é um dos mestres de Capoeira mais importantes no Brasil. Começou na capoeira ainda garoto em sua cidade natal, Itabuna, por causa de um problema muscular em suas pernas que o obrigava a praticar algum esporte. Frequentou as rodas de rua, onde encontrava grandes capoeiristas da região, como os Mestres Sururú, Bigode de Arame e Maneca Brandão.
Em busca de conhecimento viajava sempre a Salvador, onde frequentou os mais famosos terreiros de capoeira da Bahia. Tomou como referência para desenvolver seu trabalho vários mestres capoeiristas como Pastinha, Waldemar, Caiçara e principalmente Bimba e Canjiquinha que o diplomaram reconhecendo seu trabalho como mestre.
Em 1965, Mestre Suassuna foi para São Paulo e realizou o que para muitos mestres, principalmente Bimba e seus discípulos, era um sonho e uma meta: Instalas a Capoeira de vez em São Paulo. Em 1967 fundou o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, um dos mais expressivos grupos da Capoeira brasileira e mundial.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário