RSS
Fix_Left

Natureza e sociedade

Para a exploração dos recursos biológicos do planeta, diferentes sociedades ao longo da história da humanidade desenvolveram tecnologias distintas, seja pela coleta, caça, agricultura, criação de animais ou beneficiamento da produção. O grau de complexidade dessas tecnologias bem como o nível de transformação do ambiente natural são elementos que distinguem o estágio de desenvolvimento entre tais sociedades.
Nos dias atuais, comunidades remanescentes destes grupos humanos e sociedades tradicionais mantiveram modos de vida sustentáveis, baseados numa relação de respeito e interdependência com o meio ambiente, co-relacionadas à uma cultura de manutenção e preservação do meio natural. À medida que essas relações de produção e reprodução ecológica, social, econômica e cultural funcionam e interagem de forma sustentável e, na conservação do meio ambiente, reconhecemos esta cultura como parte integrante da biodiversidade e a este conceito definimos como sociobiodiversidade.
Em virtude dos diversos ecossistemas e biomas em nosso território, podemos observar a existência de populações tradicionais que sobrevivem quase que exclusivamente dos recursos extraidos da natureza, explorados de forma sustentável e com o uso de técnicas e conhecimentos passados de geração para geração. Neste grupo, podemos observar as sociedades indígenas, quilombolas, pescadores tradicionais, catadores de açai, quebradores de coco dentre outros.
Viabilizar a melhoria das atividades econômicas e preservação natural juntamento com a participação popular, são diretrizes das atuais políticas governamentais. Buscando com isso a capacitação de melhorias nas condições de produção e comércio dos recursos extraidos por essas comunidades, assim como manter e/ou resgatar traços culturais que marcaram e marcam o cotidiano desses povos dado a importância e riqueza desses registros sócio-culturais relacionados ao convívio harmonioso como o meio natural.
Assim, admiti-se por meio deste conceito, a manutenção não só de uma determinada área de preservação e conservação natural, bem como o povo e toda uma cultura que ali residem, como partes que se fundem e se relacionam.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário