Para a exploração dos recursos biológicos do planeta, diferentes sociedades ao longo da história da humanidade desenvolveram tecnologias distintas, seja pela coleta, caça, agricultura, criação de animais ou beneficiamento da produção. O grau de complexidade dessas tecnologias bem como o nível de transformação do ambiente natural são elementos que distinguem o estágio de desenvolvimento entre tais sociedades.
Nos dias atuais, comunidades remanescentes destes grupos humanos e sociedades tradicionais mantiveram modos de vida sustentáveis, baseados numa relação de respeito e interdependência com o meio ambiente, co-relacionadas à uma cultura de manutenção e preservação do meio natural. À medida que essas relações de produção e reprodução ecológica, social, econômica e cultural funcionam e interagem de forma sustentável e, na conservação do meio ambiente, reconhecemos esta cultura como parte integrante da biodiversidade e a este conceito definimos como sociobiodiversidade.
Em virtude dos diversos ecossistemas e biomas em nosso território, podemos observar a existência de populações tradicionais que sobrevivem quase que exclusivamente dos recursos extraidos da natureza, explorados de forma sustentável e com o uso de técnicas e conhecimentos passados de geração para geração. Neste grupo, podemos observar as sociedades indígenas, quilombolas, pescadores tradicionais, catadores de açai, quebradores de coco dentre outros.
Viabilizar a melhoria das atividades econômicas e preservação natural juntamento com a participação popular, são diretrizes das atuais políticas governamentais. Buscando com isso a capacitação de melhorias nas condições de produção e comércio dos recursos extraidos por essas comunidades, assim como manter e/ou resgatar traços culturais que marcaram e marcam o cotidiano desses povos dado a importância e riqueza desses registros sócio-culturais relacionados ao convívio harmonioso como o meio natural.
Assim, admiti-se por meio deste conceito, a manutenção não só de uma determinada área de preservação e conservação natural, bem como o povo e toda uma cultura que ali residem, como partes que se fundem e se relacionam.
Postado por
Insanos
|
Marcadores:
biodiversidade
//
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Copyright 2009 Biocultura. All rights reserved. Powered by Blogger
Presented by Rolling duffels, Chicago Hotels, SharePoint, Designed by Dedicated Servers.
Presented by Rolling duffels, Chicago Hotels, SharePoint, Designed by Dedicated Servers.
0 comentários:
Postar um comentário