A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.
A sociedade moderna - particularmente a dos países ricos - desperdiça grande quantidade de recursos naturais. A elevada produção e uso de papel, como tantas outras coisas, é uma ameaça constante às florestas. A exploração excessiva de algumas espécies é um dos motivos que pode causar a sua completa extinção. Por causa do uso medicinal de chifres de rinocerontes em Sumatra e em Java, por exemplo, o animal foi caçado até o limiar da extinção.
A poluição é outra grave ameaça à biodiversidade do planeta. Na Suécia, a poluição e a acidez das águas impede a sobrevivência de peixes e plantas em quatro mil lagos do país.
A introdução de espécies animais e vegetais em diferentes ecossistemas é mais um dos fatores prejudiciais, pois acaba colocando em risco a biodiversidade de toda uma área, região ou país.
Um caso bem conhecido é o da importação do sapo cururu pelo governo da Austrália, com objetivo de controlar uma peste nas plantações de cana-de-açúcar no nordeste do país. O animal revelou-se um predador voraz dos répteis e anfíbios da região, tornando-se um problema a mais para os produtores, e não uma solução.
Postado por
Insanos
|
Marcadores:
biodiversidade
//
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Copyright 2009 Biocultura. All rights reserved. Powered by Blogger
Presented by Rolling duffels, Chicago Hotels, SharePoint, Designed by Dedicated Servers.
Presented by Rolling duffels, Chicago Hotels, SharePoint, Designed by Dedicated Servers.
0 comentários:
Postar um comentário